Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

Cidades em Portugal para investir no mercado imobiliário

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

Cidades em Portugal para investir no mercado imobiliário

No mundo dos investimentos, é comum que dúvidas surjam entre os investidores que buscam um negócio rentável no mercado imobiliário, por exemplo: onde e como investir? Claro que para um investimento no ramo imobiliário existem diversos fatores a serem considerados para analisar o cenário e observar o que pode ser mais rentável e tornar um negócio bem sucedido. Para isso, existem alguns destinos em desenvolvimento que oferecem oportunidade de melhor retorno no mundo do mercado imobiliário. 

Esses destinos são lugares que possuem o mercado aquecido, uma alta procura para habitação, preços acessíveis para compra de imóveis e também oportunidades que fazem com que os clientes queiram adquirir um imóvel na região. 

Portugal é amplamente reconhecido como um dos lugares mais atrativos no mundo – em diversos pontos de vista – e o investimento imobiliário não fica de fora. Cidades como Lisboa, Porto e Braga estão entre as cidades com melhor mercado para investir no país.

Mas, antes disso, lembre-se de estar com a burocracia em dia para que seja possível investir no país português sem nenhum problema. O programa Golden Visa é uma ótima oportunidade para isso. Outro detalhe interessante é que o próprio Golden Visa tem sido um fator que está aquecendo o mercado, pois atrai muitos estrangeiros que buscam fazer investimentos rentáveis e escolhem o país português pela possibilidade do visto de forma fácil e que se estende à família do investidor. 

Tipos de investimento imobiliário em Portugal

Existem diversas maneiras de investir no mercado imobiliário em Portugal, entre elas então as seguintes: comprar e alugar, comprar e vender e o fundos de investimento imobiliário.

Cada uma dessas formas de investimentos em imóveis tem seus benefícios e suas desvantagens – e o tipo de investimento varia bastante com o perfil do investidor, suas necessidades e valor disponível para investir. 

Porém outra importante variante que se aplica neste caso é a região onde o imóvel será investido, afinal, existem áreas mais estratégicas para esse movimento, tornando mais provável a chance do negócio ser rentável e lucrativo. 

Em Portugal, apesar de existirem diversos locais onde as oportunidades para investimento tem um horizonte de sucesso e retorno, é necessário analisar alguns fatores como custo de vida, proximidade com outras cidades, foco universitário e como está a procura no mercado imobiliário.

Melhores regiões para investir em Portugal

Lisboa 

Apesar de um imóvel em Lisboa estar sujeito a ser mais caro do que em outras regiões, essa é uma região em que o ramo imobiliário é bastante aquecido, portanto, vale a pena realizar investimentos na cidade. Um dado para ilustrar esse cenário, por exemplo, é que no primeiro trimestre de 2022 a busca por alojamento na cidade aumentou 382% em relação ao mesmo período de 2021.

Vantagens de morar em Lisboa, Portugal

Porto

Porto é uma cidade que também se destaca na procura de imóveis. Também com alto índice de aumento na procura de alojamento, a cidade às margens do rio atrai turistas de diversos lugares. Além disso, a região já foi escolhida como a segunda melhor cidade para se viver no mundo.

Universidade do Porto

Braga

Já a região de Braga, a cerca de 40 minutos da cidade de Porto, possui um metro quadrado mais em conta do que outras regiões do país e também é sede da Universidade do Minho, que pode ser um bom foco para aluguel de apartamentos.

Braga, Portugal

Coimbra

Outra cidade que chama atenção pelo público jovem universitário é Coimbra, que em 2018 esteve em um estudo classificado como uma das melhores cidades do país para investir, com um retorno anual podendo chegar em 8%, dependendo de variantes como localização e tipo de imóvel. 

Sintra

Sintra também está no estudo de 2018 como uma das melhores cidades do mundo para realizar investimento. Além disso, o local com poucos habitantes possui um mercado de turismo aquecido e fica próximo de Lisboa.

Sintra, Portugal

Faro

A cidade de Faro lidera o ranking de procura por alojamento nacional, com 37,5% da oferta do país – e continua crescendo. Capital da região de Algarve, a cidade também é muito turística, aquecendo as oportunidades de aluguel em casos como Airbnb.

Setúbal

Já Setubal também registrou uma forte procura por alojamento nos primeiros três meses deste ano. Apesar de ser uma cidade próxima de Lisboa, a capital do país, é uma região em que os imóveis podem cair em até a metade do preço, aumentando as chances de um bom negócio. 

Conclusão

Regiões com boas chances de se ter um negócio rentável em Portugal não faltam. Basta analisar os fatores mais impactantes para o seu estilo de negócio e público-alvo. Por fim, lembre-se de sempre tirar qualquer dúvida com pessoas especializadas no assunto e com as burocracias desse investimento.

Agende uma consulta jurídica

Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Principais serviços

Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais