Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

Aspectos burocráticos sobre viver em Portugal

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

    Aspectos burocráticos sobre viver em Portugal

    O número de brasileiros não para de crescer no país, mas o que é preciso para viver em Portugal? Existem muitas burocracias que podem ser solicitadas e todo cidadão deve atender às suas necessidades e propósitos para os trâmites corretos. 

    Este é o temor ou a falta de atenção de muitos: os aspectos burocráticos. Pode parecer um grande desafio, ainda mais se executado a distância, porém estar por dentro do assunto é um conselho que facilita muito o processo de imigração.

    No cenário de imóvel, por exemplo, supondo que o cidadão deixará uma casa no Brasil para ser alugada ou até mesmo decida vender quando já estiver estabelecido em Portugal, para ambos os casos será indispensável ter deixado uma procuração para que alguém de confiança possa representá-lo e não seja necessário uma ida ao país nacional presencialmente. Ou até mesmo questões mais básicas que precisam ser vistas antes da partida, como a mudança de endereço para cartas e boletos, informando os serviços que deseja receber tudo digitalmente. 

    Também acontece de muitos se assustarem com o termo “procuração”, estas precisam cumprir formalidades como ser reconhecida em cartório, e os poderes contidos no documento serão impostos por cada um. E, além do imóvel, outra que deve ser analisada com antecedência é a procuração para questões bancárias. 

    Outro exemplo é em relação aos cuidados com a saúde, os médicos portugueses estarão tendo o primeiro contato com o cidadão sem saber o seu histórico. Nesta circunstância é indicado passar por um check up no Brasil e reunir todos os exames. 

    Já no aspecto acadêmico e profissional, é preciso comprovar o histórico acadêmico ou apresentar cartas de recomendação e, em algumas condições, sendo pedido o reconhecimento em firma desses documentos, o que exige certa prioridade para antes da mudança. 

    E, por fim, financeiramente, é necessário declarar o imposto de renda. Caso não esteja no período, será preciso atualizar a última declaração antes do mês obrigatório para chegar em solo europeu com o documento em mãos.

    Pensando além das burocracias, aspectos emocionais também são de extrema importância e, muitas vezes, negligenciados. Abordando sua relevância, a Moreira & Perfeito apresenta esse e mais temas em seu Workshop.

    Este conteúdo é parte do eBook: Tudo sobre viver, estudar, investir e trabalhar em Portugal.

    Agende uma consulta jurídica

    Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

    É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

    Principais serviços

    Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais