10 profissões em Portugal mais buscadas por brasileiros em 2021

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

    10 profissões em Portugal mais buscadas por brasileiros em 2021

    Muitos brasileiros estão migrando para Portugal em busca de viver novas experiências – o que torna a procura por trabalhos mais efetiva entre os que desejam sair do Brasil. Mas, como está o mercado de trabalho no país europeu para imigrantes latino-americanos?

    Ao longo deste artigo, reunimos informações a respeito de possíveis trabalhos para brasileiros em Portugal, assim como outras dicas, como a validação de diplomas estrangeiros, por exemplo. 

    Ainda que a pandemia da Covid-19 tenha impactado a economia e o mercado de trabalho do mundo todo, existem campos favoráveis para brasileiros em Portugal, entre eles estão as áreas de vendas, comunicação, logística, tecnologia, recursos humanos, finanças, estética e saúde. Além de outras possibilidades que não exigem a conclusão de ensino superior.

    Mercado de trabalho português

    Portugal é um país considerado relativamente pequeno, com 10 milhões de habitantes, e que tem crescido economicamente. Com investimentos e o nascimento de startups, Lisboa vem se tornado cada vez mais um importante pólo tecnológico – gerando um número relevante de postos de trabalho. No início de 2019, foi incrementado até mesmo um visto especial para área de TI (Tecnologia da Informação). O programa, batizado de Tech Visa, tem como objetivo facilitar a contratação de profissionais da área qualificados de outras nacionalidades, como é o caso dos brasileiros. A ideia principal é tornar o processo mais simples e rápido. 

    Os destinos que mais abrem vagas na área de TI em Portugal são Lisboa, Oeiras, Porto e Sintra (região da Grande Lisboa). “Estamos na era da transformação digital e a pandemia impulsionou as empresas que ainda estavam mais resistentes a esse movimento”, disse a psicóloga e gestora de Recursos Humanos, Adriana Zappalá, em live no Instagram da Passaporte Portugal.

    Onde os brasileiros podem encontrar emprego em Portugal?

    Em geral, o mais aconselhado sempre são consultorias especializadas. Sites e portais de empregos e plataformas como o LinkedIn – ferramenta essencial em toda a Europa – também são bastante utilizados. Em ambos modelos é importante manter seu perfil atualizado e completo. 

    “Há muitas vagas compartilhadas em inglês. Uma dica é, já na pesquisa, colocar a nomenclatura do cargo e área neste idioma. Outro ponto para se atentar é que eles não usam o cargo gerente, mas sim gestor. Existem terminologias distintas que interferem na hora de buscar e se inscrever em vagas. Vale uma pesquisa prévia”, explica Adriana, também consultora de carreiras. 

    Dicas gerais

    1. Faça uma boa descrição de suas experiências;
    2. Seja ativo em conexões;
    3. Siga as empresas que têm interesse;
    4. Anexe o currículo ao se candidatar para uma vaga, ajustando-o de acordo com a oportunidade;
    5. Candidate-se para apenas para vagas similares ao seu currículo;
    6. Utilize palavras-chaves, como Skills & Endorsements; 
    7. Peça recomendações aos colegas de trabalho. 

    Mais um ponto de destaque observado pela psicóloga é a questão dos idiomas falados, algumas vezes negligenciado por brasileiros. “Em geral, há o consenso de ir para Portugal por conta da língua portuguesa, mas não é bem assim que funciona. O país está na comunidade europeia e, por isso, o inglês passa a ser essencial. Inclusive, isso independe de cargo e nível de senioridade. No Brasil, em alguns casos, ainda é visto como um diferencial, já em Portugal é algo tido como necessário. O conselho é já investir em idiomas antes da mudança: aprender inglês, se dedicar ao espanhol e também ao alemão, que é visto como atrativo”, indica Adriana. 

    Quais são as profissões e funções mais buscados por brasileiros em Portugal? 

    Como falamos anteriormente, de um modo geral, Portugal conta com alta procura nas áreas de tecnologia. Mas, além de TI, de acordo com empresas de recrutamento, as funções mais buscadas por brasileiros no país nos últimos anos são nas áreas: 

    • Administrativa
    • Comercial
    • Consultorias
    • Cobranças
    • Hotelaria/Turismo
    • Jurídicos
    • Lojas
    • Marketing e Comunicação
    • Recursos Humanos
    • Saúde

    10 trabalhos mais procurados em Portugal durante 2020

    Já sabemos que trabalhar em Portugal é o objetivo de muitos brasileiros e quais são as áreas mais buscadas no mercado de trabalho, mas quais profissões concentram grandes números de vagas? O Guia do Mercado Laboral da Hays, edição de 2020, publicou as funções mais procuradas por empresas de Portugal: 

    • Tecnologia da Informação
    • Comercial
    • Engenheiros
    • Marketing e Comunicação (voltado para o digital)
    • Administrativo
    • Apoio ao cliente
    • Hotelaria (o relatório levou em consideração um cenário pré-pandemia)

    Salários em Portugal

    Em 2021, o salário mínimo em Portugal é de € 665. Nas grandes cidades, em maioria, os ganhos mensais são superiores a este valor, mas variam de acordo com a profissão e funções de cargo. 

    De acordo com uma pesquisa feita pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) em 2020, o salário médio é de € 951. Os dados são baseados nas informações colhidas de 396 mil empresas.

    Salário mínimo em Portugal

    Diploma para trabalhar em Portugal

    Dependendo da área de especialização e da empresa para a qual você vai trabalhar, certas funções requerem o reconhecimento da formação obtida no estrangeiro por uma instituição de ensino em Portugal ou até mesmo a realização de um investimento na área de estudo, a ser feita diretamente em Portugal – como trabalhos na saúde, por exemplo. Há ainda aquelas carreiras, como engenharia e direito, em que é necessário se inscrever na ordem portuguesa. 

    Nas áreas que exigem um diploma de certificação, o processo pode ser um pouco mais demorado e dependerá também do nível de treinamento da universidade ou curso técnico no Brasil. Nestes casos, é possível consultar sua situação no site da DGES. 

    Também é válido conhecer o Instituto do Emprego e Formação Profissional, onde existem banco de vagas, bem como informações sobre cursos e formações.

    Portugal intensifica busca por mão de obra brasileira em serviços digitais na pandemia

    Conforme explicou Adriana na live, e como mencionamos no início do artigo, a pandemia do coronavírus fez com que Portugal acelerasse a transição digital das empresas. O que levou a uma falta de mão de obra no mercado da Tecnologia da Informação.

    O aumento, logicamente, se deu pela crescente demanda de serviços digitais na quarentena e seguirá firme, já que o consumo online é uma realidade. Dessa forma, empresas nacionais e estrangeiras instaladas no território lusitano estão cada vez mais recrutando funcionários no mercado internacional. É neste cenário que se encaixam os brasileiros. Vale ressaltar que a área também está recebendo bons salários devido a demanda de profissionais qualificados e com boas experiências.

    A pandemia também fez com que muitos processos seletivos passassem a ser 100% online. Esse modelo permite que o candidato faça entrevistas virtualmente e, uma vez selecionado, caso não tenha nacionalidade portuguesa ou de um dos Estados Membros da União Europeia, possa aplicar para o visto adequado. Dessa forma, a mudança para Portugal acontece já com a oportunidade de trabalho formalizado.

    Inclusive, algumas empresas até ajudam o candidato neste processo. Mas, quando não, cabe ao profissional compreender o passo a passo desta atividade, tomando as providências necessárias. E aqui vale lembrar que a consultoria de um advogado é essencial para que o processo se dê da melhor forma possível.

    No visto destinado a finalidade de trabalho, também é possível realizar o reagrupamento familiar. Nesse âmbito, uma mudança planejada é sempre a forma mais segura para dar um passo tão importante como este. Fique de olho!

    Agende uma consulta jurídica

    Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

    É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

    Principais serviços

    Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais