Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

Qual o custo de vida em Portugal? Entenda quanto você precisa para viver no país em 2022

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

    Qual o custo de vida em Portugal? Entenda quanto você precisa para viver no país em 2022

    Nos últimos anos, Portugal se tornou um dos destinos mais buscados por brasileiros que desejam deixar o país de origem e partir para outros territórios. Já com a ideia em mente, o grande questionamento passa a ser sobre o custo de vida da terrinha. E, para chegar a uma ideia prática e real dos valores, o primeiro passo é realizar um planejamento detalhado e individual. Não existe uma resposta fixa e universal para todos que pensam em emigrar, cada pessoa ou família deve construir sua própria tabela de custos. Só assim, o plano criado será semelhante à realidade encontrada em Portugal.

    A boa notícia é que o custo de vida em Portugal é um dos mais baixos para se viver na Europa. Comparado com os Estados Unidos, a diferença pode ser ainda mais vantajosa – o aluguel, por exemplo, pode ser até 60% mais barato do que para os norte-americanos. Mas, para que tudo ocorra com segurança financeira, além de pesquisar e ter conhecimento sobre todos os documentos solicitados ao longo do processo de mudança, é fundamental analisar seu próprio padrão de vida atual e avaliar o que pretende manter ou incorporar no próximo lar. 

    Em relação aos orçamentos, para ter uma noção mais clara a respeito de rendas mensais, o salário mínimo em 2021 é de 665 Euros.

    Também é válido lembrar que o custo de vida em cidades maiores, como Lisboa e Porto, é mais alto, e, dependendo da época do ano, os valores podem variar bastante. Bairros centrais e turísticos também apresentam gastos ainda mais elevados e que podem subir em épocas de alta temporada.

    Como calcular o custo de vida em Portugal?

    Reforçando a dica apresentada na introdução, o segredo é um bom planejamento individual. Nada de considerar valores fechados apresentados por sites ou pessoas próximas. Para que Portugal deixe de ser um sonho e se torne uma realidade, é importante confiar cada custo da lista apresentada abaixo baseando-se em um padrão de vida funcional para a família.

    Aluguel

    Sem dúvida alugar uma casa ou apartamento representa a maior parcela do custo de vida em Portugal. Existem grandes diferenças entre locais turísticos ou áreas centrais nas grandes cidades para áreas metropolitanas um pouco mais distantes. Inclusive, não é preciso viajar para muito longe para sentir a diferença de preço no bolso. 

    Na zona central de Lisboa, os valores são bem mais altos – o preço de um pequeno apartamento de um quarto, por exemplo, começa em 800 Euros e pode ir até 1.200 Euros ou mais. Fora do centro, é possível encontrar boas opções a partir dos 500 Euros. Já na zona média, entre Lisboa e Porto, fora do eixo central, é possível encontrar locais com 500 Euros de aluguel. 

    Para considerar o valor correto é preciso entrar em contato com os locais e realizar orçamentos de forma prática.

    Licenciamento para o exercício da atividade de alojamento local

    Despesas na área da saúde

    O custo de vida relacionado com a saúde em Portugal é considerado baixo, desde que não opte apenas pelos serviços privados. Os serviços públicos de saúde são bons, não são gratuitos, porém são acessíveis.

    No SNS, uma pessoa registada como utilizador tem de pagar 5 Euros ao médico de família por cada consulta. Para cuidados de urgência em hospitais públicos, o custo geralmente é de 18 Euros, incluindo exames. Agora, quem opta por um plano de saúde em Portugal, precisa arcar com cerca de 15 Euros por mês. A principal diferença para o sistema de planos privados brasileiros é que este, no geral, não oferece cobertura total, mas sim uma forma de coparticipação que vai ajudar a reduzir o valor da consulta privada (normalmente de 50 Euros).

    Dentistas brasileiros em Portugal

    Mercado em Portugal

    Existem pelo menos quatro grandes redes de supermercados em Portugal que competem entre si e, claro, esse tipo de serviço proporciona ofertas muito convenientes aos consumidores. É possível fazer compras em grandes supermercados, como Auchan, Lidl e Continente, em locais ou nas lojas de minipreço – equivalente às antigas lojas de 1 real brasileiras. 

    O importante é prezar pela qualidade e encontrar produtos bons. A diversidade é enorme, ainda mais em queijos, vinhos e frutos do mar. O conselho aqui é entrar em sites de mercados locais e simular as compras mensais com todos os produtos consumidos no Brasil. Dessa forma, cada família chegará a um valor real que se enquadra ao seu padrão de vida.

    Educação infantil 

    Existem várias possibilidades de educação em Portugal. A educação pública é ótima e fornecida pelo governo até o final do ensino médio. As escolas gratuitas oferecem também um excelente treinamento de idiomas – além do inglês, também é possível escolher uma outra língua inclusa no currículo escolar, o francês ou espanhol. 

    Há um sistema de distribuição de livros didáticos grátis. Na maioria dos casos, esses são fornecidos pelo governo e cada aluno só precisa devolvê-los no final do ano letivo para receber os próximos, não há necessidade de pagar nenhuma taxa. 

    Existem ainda as escolas privadas, que são a escolha de um pequeno número de pessoas. Isso porque considerando a proporção da mensalidade no rendimento médio de Portugal, seu custo se torna inviável para muitas famílias, cerca de 500 a 1000 Euros por mês.

    O ano letivo começa em setembro e vai até janeiro do ano seguinte.

    Transporte em Portugal

    O transporte público em Portugal é muito útil e na maioria das cidades usa-se um sistema unificado de cartão e passe, assim como no Brasil. Lisboa e Porto têm uma logística de passes integrada e podem até ser utilizados nas cidades que compõem a sua área metropolitana. 

    Na capital, um bilhete de ida custa 2 Euros. Quanto aos eléctricos e teleféricos, de Alfama – Bairro Alto custa 3 Euros. Todos os trajetos e valores podem ser incluídos no cartão Lisboa Viva. O custo mensal para deslocações dentro da cidade é de 30 Euros, e o city navigator é de 40 Euros – este abrange 18 localidades da área metropolitana de Lisboa, de Sintra a Setúbal.Porém, também existem passes sem custos para estudantes, por exemplo. Uma simulação no site do metrô de Porto e de Lisboa pode facilitar a conta.

    Gold Visa para Portugal

    Contas de casa em Portugal: TV, telefone e internet

    De uma forma geral, o valor do custo de vida em Portugal, em termos de contas fixas, não varia muito entre as cidades. O que irá aumentar ou diminuir é o número de pessoas e a forma como a energia é usada. Em muitas casas, por exemplo, é instalado gás, o que ajuda a reduzir o consumo de energia durante o banho. 

    Em relação às conexões, TV a cabo, telefone e internet de alta qualidade junto do operador NOS custa em média 60 Euros por mês. Existem outros planos mais baratos, até mesmo de 25 Euros, caso o indivíduo necessite poupar dinheiro. A dica principal é o brasileiro iniciar essa cotação na região onde pretende morar antes mesmo de se mudar, assim terá o preço correto e não uma estimativa.

    Lazer em Portugal 

    Em termos de lazer, os preços em todo o país também são muito semelhantes, mas em cidades menores, obviamente, não há grandes apresentações, festivais e eventos internacionais. O preço de um bilhete de cinema em Lisboa é de 7 Euros e o do Porto é de 6,95 Euros, ou seja, não existe uma diferença muito significativa. 

    Portugal tem restaurantes para todos os gostos e bolsos, do mais requintado a opções mais simples. Para aqueles que desejam economizar, é possível encontrar a combinação de menu com sopa ou salada, prato principal, sobremesa e o tradicional cafezinho a preços tão baixos quanto 6,50 Euros.

    Conclusão: qual o custo de vida em Portugal? 

    Dependerá dos padrões e salários de cada casa! Portugal é um país com ótima segurança e qualidade de vida. Além disso, reúne o benefício de oferecer as vantagens de morar na Europa, como ótimas opções de museus a custos acessíveis, universidades renomadas, e viagens dentro da União Europeia com muitas opções low cost e espaços para todos os gostos.

    O ponto mais crucial do planejamento de mudança é compreender que toda a parte financeira é extremamente individual e deve ser simulada por meio de orçamentos onlines, telefone ou ajuda de uma assessoria ou escritório especializado em Portugal, antes do embarque e mudança definitiva.

    Agende uma consulta jurídica

    Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

    É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

    Principais serviços

    Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais