Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

Como funcionam os serviços de saúde público e privado em Portugal

| Moreira & Perfeito | ,
Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

Como funcionam os serviços de saúde público e privado em Portugal

Sistema de saúde é um assunto que deveria ser central em todos os países, pois junto com a educação são direitos básicos de todas as pessoas. Por isso, cada local possui sua rede de funcionamento desses serviços – a depender da forma de governo e estrutura. 

Da mesma forma que no Brasil existe o SUS, o Sistema Único de Saúde, rede que garante serviço de saúde gratuito para toda a população brasileira, em Portugal existe a própria estrutura que fornece saúde aos portugueses e cidadãos estrangeiros residentes. Porém, muitas pessoas sentem mais segurança e confiança no serviço privado, ou seja, nos planos de saúde contratados de forma privada – principalmente para especialidades. 

Houve um avanço em relação a esse tema em Portugal nos últimos anos, pois anteriormente algumas taxas moderadoras, como eles chamam, eram aplicadas em diversos casos, porém elas foram retiradas temporariamente em alguns casos.

Confira abaixo todas as informações sobre o sistema de saúde público e privado em Portugal e como eles funcionam!

Serviço de saúde público em Portugal 

O sistema de saúde público em Portugal funciona a partir de centros de atendimento e nem sempre é completamente gratuito. Como citamos acima, existem taxas moderadoras que vêm sendo reduzidas e quase extintas com o tempo. Ainda assim, quando é cobrado algum valor, ele é pequeno – podendo variar de acordo com o enquadramento em relação ao Imposto de Renda. 

Além disso, também é muito comum um “médico de família” em Portugal, um profissional que acompanha a família e as gerações que vão nascendo, possibilitando o acompanhamento de histórico de doenças e encaminhamento para outras áreas específicas. O médico de família é também o responsável por encaminhar ao hospital e a outros centros de atendimento. Neste caso, para um acompanhamento de rotina, pode-se dizer que o serviço público funciona bem.

Outra cobertura que o serviço público de Portugal engloba são os gastos com remédios. Muitas vezes o governo paga, através de programas específicos de auxílio, uma parcela do valor total do medicamento. 

Serviço de saúde privado em Portugal

Em Portugal, o sistema de saúde público funciona – especialmente o médico da família que comentamos acima. Porém, muitas pessoas ainda optam por um serviço privado prezando pela maior segurança e opções de tratamento. 

Quando é preciso consultas ou serviços de especialidades, a saúde pública pode não funcionar tão bem, já que as filas são extensas para se obter o atendimento. Por isso, um serviço de saúde privado pode trazer mais segurança e conforto. 

Portanto, na esfera privada, os planos de saúde costumam ter preços mais acessíveis, mas isso se dá pela condição de que praticamente todos os seguros no país funcionam com coparticipação – quando uma taxa é cobrada do paciente em cima de cada consulta, exame ou tratamento.

Serviço de saúde em Portugal

Seguro viagem em Portugal

Além desses serviços de saúde dentro do país, existem serviços voltados especificamente para os turistas que visitam o país português, pois como usam a assistência de saúde por um curto período de tempo, ou um período específico, existem outros contratos, regras e condições. 

Uma dessas questões é o período de carência, pois quando você adere a um novo plano de saúde, mesmo que de turista, é necessário cumprir um período antes que o plano funcione de forma ampla.

Por que contratar um plano na fase de planejamento da vinda para Portugal?

Assim como em diversos lugares do mundo, o plano de saúde em Portugal também conta com um período de carência, ou seja, um tempo necessário de se esperar para começar a utilizar os benefícios após a contratação do plano. Daí, a importância de se contratar o serviço antes da chegada ao país.

Uma opção para os viajantes é, através de uma assessoria e representação jurídica, como a Moreira & Perfeito, contratar o plano, que consiste em um seguro de saúde privado que pode ser contratado por qualquer turista antes mesmo de chegar em Portugal. Dessa forma, quando desembarcar no país português, a carência do plano já estará cumprida. 

Conclusão

Com todas essas informações é possível concluir que saúde é um serviço essencial, portanto, não deixe de se atentar a isso quando for mudar a um novo país ou então fazer uma viagem. Garanta um serviço de saúde de qualidade e confiável, dessa forma poderá viver de forma mais tranquila e sem receios de não poder arcar com despesas em relação a esse ramo!

Agende uma consulta jurídica

Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Principais serviços

Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais