Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

Como alugar casa ou apartamento em Portugal?

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

    Como alugar casa ou apartamento em Portugal?

    Na hora de alugar um imóvel é preciso pensar em várias questões antes de tomar a decisão, principalmente se você está chegando agora ao país e ainda não conhece a região onde vai morar – como, por exemplo, em Portugal.

    Então, se você está de passagem comprada e as malas prontas para se mudar para Portugal e está em busca de uma casa ou apartamento para alugar, você está no site certo! Aqui, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

    Sites para buscar aluguel de casa ou apartamento em Portugal

    Uma maneira rápida e fácil de alugar qualquer imóvel hoje em dia é através de sites e aplicativos. É possível ver fotos do apartamento inteiro e, em alguns casos, até um Tour Virtual – o que ajuda a decidir de forma ágil qual imóvel você gostaria de morar.

    A seguir, separamos três sites para buscar aluguel de casa ou apartamento em Portugal.

    Imovirtual

    O Imovirtual é uma das melhores opções de sites para alugar casas em Portugal, pois é de fácil utilização, podendo filtrar a sua busca através do tipo de imóvel, a localização, o preço mínimo e máximo que deseja.

    Casa SAPO

    A Casa SAPO é um site que existe há anos e apresenta imóveis disponíveis para aluguel por todo o território do país. Além de apartamentos e casas, é possível encontrar outros tipos de aluguel de imóveis, como casas de férias, quartos, terraços e lojas.

    Idealista

    O Idealista é uma outra ótima opção para quem busca imóveis para alugar em Portugal. O site conta com mais de 330 mil anúncios, entre opções para aluguel e, também, venda.

    Brasileiros em Coimbra, Portugal

    Vantagens de usar uma imobiliária ou corretor para locação de imóvel em Portugal

    Se você não se sente confortável com o aluguel via sites e aplicativos, uma outra opção é buscar uma imobiliária ou corretor para administrar a sua locação de um imóvel em Portugal.

    Além de tempo e praticidade, o contato com os proprietários, a existência de um contrato bem elaborado, a busca adequada pelo imóvel que você deseja, proteção jurídica em possíveis problemas, a vistoria do espaço e as condições em que ele apresenta antes de locação são algumas das vantagens de usar uma imobiliária ou corretor para realizar seu aluguel em Portugal.

    Algumas imobiliárias, como Remax , Century 21 e Era, são bem conhecidas e influentes em Portugal, e podem te auxiliar nesse processo de aluguel, pois estão presentes em basicamente todo território português.

    Documentos necessários para alugar um imóvel em Portugal

    Para alugar um imóvel em Portugal você precisará dos seguintes documentos: 

    • Documento de identificação pessoal: que pode ser Passaporte, Título de Residência ou seu Cartão Cidadão;
    • NIF (Número de Identificação Fiscal): como o nosso CPF no Brasil (que deve ser feito logo na chegada ao país);
    • Comprovantes financeiros: meios de subsistência (Declaração IRS – Imposto de Renda, Contrato de Trabalho, Recibos Verdes, etc)
    Inscrição de advogados brasileiros na Ordem dos Advogados de Portugal

    Formas de garantia do aluguel em Portugal

    Assim como no Brasil, algumas formas de garantia do aluguel, ou seja, garantia que você pagará o valor cobrado mensalmente e poderá ficar morando no imóvel, são exigidas. A seguir, vamos te explicar quais opções existem em Portugal.

    Fiador

    A garantia locatícia por meio de um fiador é uma das mais comuns. Ela prevê a inclusão de uma terceira pessoa no contrato de aluguel, que assumirá as despesas com aluguel e demais encargos se o locatário não o fizer.

    Em Portugal, muitos proprietários exigem a presença de um fiador no contrato, mas caso você consiga realizar o adiantamento de vários meses de aluguel, esta exigência poderá ser quitada.

    Caução

    Caução é uma garantia que o locador (dono do imóvel) recebe do locatário para ter mais segurança ao realizar o contrato de aluguel. Essa garantia pode cobrir tanto a falta de pagamentos, quanto eventuais danos que o locatário cause ao imóvel. 

    Em Portugal, a caução é um requisito muito comum nos contratos de aluguel de imóvel, porém não existe valor mínimo ou máximo para a caução e o dinheiro será estabelecido pelo proprietário de acordo com a qualidade do imóvel. Apesar da caução não ter um limite, costuma-se aqui usar o valor da renda como referência para a cobrança da caução. 

    Outras formas

    Uma outra forma de garantia de pagamento do aluguel em Portugal é através de uma plataforma que se chama Easy Sponsor, que substitui o papel do fiador ou caução.

    A plataforma funciona de maneira muito simples, mas é importante dizer que não basta apenas realizar o pedido para substituição do fiador e caução. Ao preencher os dados na plataforma para solicitação do serviço, o seu perfil será analisado para verificar se realmente atende as condições necessárias.

    Agende uma consulta jurídica

    Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

    É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

    Principais serviços

    Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2022 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais