Passaporte Portugal
Canal da Moreira & Perfeito com conteúdos exclusivos sobre migrar, viver e trabalhar em Portugal.
Passaporte Portugal

13 negócios mais rentáveis em Portugal para o pequeno empreendedor

Acesse Grátis
Portugal: 6 passos fundamentais

    13 negócios mais rentáveis em Portugal para o pequeno empreendedor

    Portugal é um país com diferentes oportunidades de empreendedorismo e, por isso, não são poucos os brasileiros que decidem se aventurar e arriscar começar um novo negócio nas diferentes cidades do país europeu. De olho nesse cenário, a economia de Portugal está cada vez mais aberta para novos comércios, negócios e ideias rentáveis. 

    De todo o cenário europeu, Portugal é um dos países que têm o ecossistema de empreendedorismo mais ativo e vivo. O país se aperfeiçoou nos últimos anos em qualidade de infraestrutura, tecnologia e recursos humanos – criando um ambiente fértil para quem busca novas formas de ganhar dinheiro. 

    Para abrir uma empresa em Portugal é preciso reunir documentos e se certificar de que todas as burocracias estejam em dia, com o objetivo de que o seu negócio esteja regularizado, como, por exemplo, abrir uma conta bancária empresarial. Neste outro artigo, você encontra o passo a passo para abrir uma pequena empresa em Portugal

    Diante desse contexto, vale acrescentar algumas dicas gerais para que o negócio de fato se torne rentável, ou seja, que gere lucro para o empreendedor.

    Como criar um negócio rentável em Portugal?

    Para realizar um bom negócio, é preciso seguir alguns passos, não só burocráticos, como citamos acima, mas de organização para não deixar nenhum detalhe de lado, afinal, quanto mais planejado e preparado você estiver para iniciar sua atividade, maior a chance de obter um melhor resultado. Montar um plano de negócio também pode ser essencial para visualizar um projeto.

    • Quanto pretende ganhar por mês?
    • Quanto dinheiro preciso para abrir o negócio?
    • Quem será o cliente?
    • Quem será o fornecedor?

    Essas são algumas das perguntas que precisam ser feitas e analisadas para escolher o melhor negócio a se investir e como proceder para torná-lo realidade.

    Análises de mercado devem ser feitas com cuidado antes de escolher o nicho a se empreender. Abaixo, listamos 13 opções de comércios que podem ser promissores para o pequeno empreendedor que busca começar um negócio em Portugal.

    Empreender em Portugal: em qual mercado investir?

    Alimentação saudável

    O veganismo, vegetarianismo e formas de alimentação mais saudáveis são cada vez mais comuns entre as pessoas no mundo, principalmente entre os jovens – que têm se engajado para reduzir o consumo de carne em prol de diversas ideias sociais e ambientais. 

    Uma estimativa segundo o site Vegan Business diz que existem 79 milhões de veganos no mundo (dados de janeiro de 2021). Em Portugal, esse cenário não é diferente: nos últimos anos o setor alimentício tem se aquecido e tornado ótima fonte de renda para quem busca um novo empreendimento. 

    Ou seja, se você busca algo inovador, atual e que movimente dinheiro, montar uma cozinha e algumas mesas para alimentação alternativa pode ser uma boa opção. 

    Comida brasileira

    Não é novidade que existem muitos brasileiros morando em Portugal. Entre 2016 e 2020 o país registrou um aumento de 151% nesse fluxo migratório, segundo matéria da Revista Piauí. Só na Grande Lisboa, por exemplo, são mais de 72 mil brasileiros residentes. Já a região do Algarve recebe quase 14 mil habitantes que vêm do Brasil.

    A comunidade brasileira no país europeu é importante peça para esse público matar a saudade de casa, portanto, um restaurante ou pequena loja de alimentos típicos brasileiros é uma oportunidade de criar um comércio que gere lucros – considerando a constante presença de brasileiros no país. Não deixe também de analisar quais são as regiões que mais recebem brasileiros para trabalhar e morar em Portugal.

    Comida brasileira

    Franquias

    As franquias são ótimas oportunidades para aqueles que estão dispostos a investir em um novo empreendimento. A grande vantagem desse negócio é a credibilidade repassada pela marca, os produtos e todo o suporte das grandes empresas. 

    De acordo com dados, o setor registrou resultados expressivos no terceiro trimestre de 2021, com faturamento 8% superior ao registrado em 2020 e se mostra um empreendimento que, apesar do alto investimento, também promete alto retorno.

    Soluções digitais

    Seu negócio pode ir desde o desenvolvimento de software e aplicativos, até a digitalização para empresas e comércios. A rentabilidade ocorre porque a tecnologia está presente em quase todas as rotinas dos consumidores e as prestações de serviços digitais modernizam as vendas e otimizam os processos. Como o mundo está imerso na internet, pode não parecer, mas abrir um empreendimento de soluções digitais é uma das melhores ideias de negócios para 2022.

    Lojas digitais

    Em todo o mundo o e-commerce tem se tornado uma potência cada vez maior no contexto dos negócios. Lojas virtuais foram a saída perfeita para a população continuar suas compras diárias durante os anos de pandemia que enfrentamos. Além de ser um negócio em alta, as lojas digitais possuem ainda mais potencial para se tornarem um comércio rentável, pois poupam custos que envolvem manter um espaço físico – basta ter um bom produto, boa comunicação nas redes sociais e uma rede confiável e eficaz de entrega dos produtos. 

    Além disso, dependendo da estrutura do seu negócio, é possível expandir as vendas para outros países da Europa, aumentando ainda mais as oportunidades de renda.

    Hostel 

    Em todo o continente europeu, o turismo de baixo custo é muito recorrente, o que se dá pela facilidade de viajar entre um país e outro, seja de trem ou de avião. Essa “forma de viajar” ocorre, principalmente, entre jovens que querem conhecer diferentes lugares e não tem um orçamento tão grande para viagens mais sofisticadas, o que inclui restaurantes elegantes, hotéis e outras comodidades.

    Para isso, uma ótima solução são os hostels, estadias em que as pessoas compartilham tudo: dormem em quartos compartilhados, podem fazer suas refeições na cozinha do ambiente e dividem o banheiro também. Em troca, o custo de cada noite sai muito mais em conta. 

    De olho nesse cenário de turismo europeu, e pensando em Portugal como um país em que o turismo atrai visitantes anualmente, criar um hostel também é uma oportunidade de um negócio que prospere.

    Hostel ou Pousada

    Clínicas de estética

    Não é de hoje que a expertise brasileira no mercado da estética e beleza é reconhecida e valorizada em toda parte do mundo. As clínicas com especialistas e técnicas brasileiras têm crescido muito e vem conquistando uma fatia importante do mercado. Outro dado interessante é que o público masculino também está mais atento e consumindo cada vez mais procedimentos estéticos, como a depilação a laser. 

    Com a expertise e maquinários tecnológicos, o mercado europeu se rende ao know-how dos profissionais brasileiros, possibilitando mais um negócio rentável no país luso.

    Serviços de manicure e pedicure

    Existem boas oportunidades para quem fornece serviços dessa área em Portugal, isso porque a demanda costuma permanecer alta, independentemente da época do ano e é uma excelente opção de negócio com um alto rendimento. E ainda, a população nativa ama os cuidados brasileiros e a forma como desenvolvemos nossas técnicas.

    Outro ponto significativo é a forma de divulgação. Com o auxílio das redes sociais, as divulgações são facilmente entregues para os clientes, permitindo engajar e atrair novos consumidores.

    Mercado infantil 

    A pandemia escancarou uma escassez de entretenimento e mercado infantil durante o isolamento em casa. Com as crianças sem aulas presenciais, muitos pais tiveram que encontrar formas de deixar os filhos entretidos para conseguir tempo para trabalhar.

    Além de uma infinidade de possibilidades, os negócios voltados para o público infantil são altamente lucrativos. Áreas de recreação, Buffet infantil, franquias para o mercado (exemplo: com aulas de reforço estudantil e academia para crianças) e E-commerce, são ótimos exemplos de que é possível empreender nos mais diversos segmentos, inclusive na internet.

    Serviços de transporte do aeroporto

    Segundo o site European Best Destinations, Portugal segue como um dos locais imperdíveis quando se trata de viagens à Europa, mantendo-se no topo das preferências dos turistas. A possibilidade de serviço de transfer do aeroporto e também para locais turísticos segue sendo um investimento lucrativo, tendo em vista que para iniciar o ramo não é necessário uma grande estrutura. 

    Inicialmente, tudo o que precisa fazer é entrar em contato com as autoridades aeroportuárias para saber se a empresa privada está autorizada a operar um serviço de transporte no aeroporto e as regras e regulamentos que regem os operadores de transporte. Dependendo do tipo de permissão para operar, o negócio precisará adquirir automóveis padronizados e confortáveis para esse tipo de serviço.

    Serviço de transporte para o aeroporto

    Arenas com atividades físicas

    Com as academias ainda tentando recuperar o fôlego, devido aos fechamentos, as práticas de atividades físicas ao ar livre prometem alavancar empreendimentos especializados nessa área. Construir uma instalação necessita de um investimento alto, mas segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), a população portuguesa está apresentando um comportamento sedentário, quando comparados com os dados de 2017 do Eurobarómetro. 

    Por isso, nesse momento pós-pandemia, a atividade física passou a ser uma prioridade pelo benefício físico e mental para toda população. O fato de garantir uma instalação grande o suficiente para conter campos de diferentes atividades, assentos para espectadores, vestiário, lanchonete e estacionamento, significa que o negócio está pronto para rentabilizar – atraindo amadores e atletas de diversas modalidades, que estão em busca de um local de treinamento.

    Artigos de decoração 

    A ideia de investir nesse ramo se tornou popular especialmente após o isolamento. O confinamento e o home office fizeram as pessoas terem um novo olhar para onde moram, fazendo com que a venda de artigos de decoração aumentasse. Afinal, a casa se tornou um local de trabalho, lazer e estudo – trazendo à tona a necessidade de conforto e bem-estar. Essa área engloba uma série de produtos, feitos à mão ou por máquinas, que facilitam o trabalho.

    Essa demanda evidencia uma nova lógica de consumo no mundo todo. Há uma mudança clara nas necessidades e desejos dos consumidores nessa área. Exigindo novos empreendimentos que atendam e tenham um novo olhar com produtos diferenciados e inovadores. 

    Mercado pet

    O mercado pet é um setor que está cada vez mais em alta, pois não só está aumentando a quantidade de pessoas querendo um animal de estimação para compartilhar a vida, mas com os donos dos bichinhos querendo proporcionar acessórios e cuidados mais sofisticados para suas rotinas. 

    Cidades como Lisboa e Porto possuem diversas lojas de Pet Shop, contando com os mais variados produtos, desde ração até camas e brinquedos, e também os diferentes padrões de preços. Diante do crescimento desse setor, entender as complexidades desse mercado para criar um Pet Shop, ou loja de Pet Food, ou até hotel para cães e gatos, pode ser uma ideia para ganhar dinheiro no país europeu. 

    Conclusão

    Além de empreender e, de fato, tirar um novo negócio do papel, vale também conferir as profissões em Portugal mais buscadas por brasileiros. Analisando também esses setores, é possível encontrar espaço para empreender em algo certeiro e, claro, rentável.

    Por fim, é importante contar com uma equipe de assessoria especializada e advogados para orientar durante todo o processo, para tirar as dúvidas relacionadas à burocracias e realizar tudo com mais segurança. Boa sorte!

    Agende uma consulta jurídica

    Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.

    É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.

    Principais serviços

    Moreira & Perfeito | Sociedade de Advogados, SP, RL - Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais